Apresentação

Objetivos

Política Editorial

Estrutura

Expediente

REVISTA LEVS 

Apresentação

  Uma nova proposta de discussão interdisciplinar de segurança e qualidade de vida

 A Revista LEVS é um dos pilares de divulgação científica e de diálogo entre a teoria e a ação no trato das questões de violência, segurança e qualidade de vida, uma proposta do Laboratório de Estudos da Violência e Segurança da UNESP.

É um periódico semestral com publicações de artigos científicos tendo em vista a relevância acadêmica e o rigor científico nas diversas áreas de Ciências Humanas – Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Geografia e História, além das áreas afins – que se dedicam a refletir sobre a violência e a criminalidade e seus temas correlatos: segurança pública, qualidade de vida urbana, direitos humanos, metodologias de pesquisa, entre outros.

  Preparamos a Revista LEVS em torno de eixos temáticos, definidos pelo Conselho Editorial, com o intuito de fornecer aos leitores e pesquisadores um quadro de trabalhos que contribuam para avaliações comparativas.

  Além dos artigos científicos, reservamos espaço para a publicação de resenhas, pesquisas e divulgação de projetos (Relato de Pesquisas, Experiências e Boas Práticas) na área, um conjunto de informações que contribuirão para o enriquecimento teórico com caráter propositivo para os estudos da violência e segurança. Assim, acreditamos atingir o objetivo de articular e integrar pesquisas e projetos, divulgando e criando uma nova prática de produção do conhecimento de forma multidisciplinar e interinstitucional, uma vez que dialogará com diversos órgãos públicos e organismos não-governamentais.


voltar ao topo


A Revista LEVS é composta pelas seguintes ramificações
  • Editorial
    Apresentação do número e do tema central escolhido pela Comissão Editorial da revista.
  • Matéria de Capa/Destaque
    Artigo escrito com linguagem mais aberta, introduzindo o tema escolhido para cada número, tópicos mais polêmicos, situação atual e perspectivas. Pode conter entrevistas, textos encomendados, chamada para chat com o autor, links para outras áreas com informações complementares sobre o tema e outros recursos.
  • Artigos e Resenhas
    Os artigos científicos e as resenhas de livros aprovados pelo Conselho Editorial e pelo parecerista ad hoc (sistema blind peer-to-peer review) estão organizados por eixos temáticos com o intuito de fornecer aos leitores e pesquisadores um quadro de trabalhos que contribuam para avaliações comparativas.
  • Relatos de Pesquisas e Boas Práticas
    Os relatos de pesquisas teóricas e de intervenção (Boas Práticas) serão submetidos apenas pelo Conselho Editorial, sem necessidade de parecer ad hoc.


  • Eixos Temáticos:
  • 1. Segurança, Direitos e Justiça
    2. Violência Urbana e Segurança Humana
    3. Violência Doméstica e Acidente Juvenil
    4. Educação, Juventude e Prevenção
    5. Violência e Minorias Sociais
    6. Políticas Públicas e Comunitárias: Prevenção, Ação e Punição
    7. Percepções do Espaço e do Crime
    8. Crime, Estatística e Tecnologia
  • Divulgações
    Nesta seção haverá a divulgação de projetos, Grupos de Estudos e Pesquisa, Congressos Científicos e Agenda de Eventos.

OBJETIVOS

  • Ser um espaço de reflexão e debates multidisciplinares (virtual) na UNESP para estudos da violência, segurança, defesa e qualidade de vida;

  • Proporcionar oportunidade para o acompanhamento e a reflexão crítica sobre as temáticas que derivam nos eixos centrais propostos pela Comissão Editorial;

  • Servir de suporte científico aos órgãos de segurança e às políticas públicas;
  • Experimentar novas mídias e novas linguagens interativas para difusão cultural e científica por meio do formato digital.

voltar ao topo


POLÍTICA EDITORIAL

 A Revista LEVS é uma revista aberta a toda comunidade acadêmica, sem discriminação de origem, cultura, instituição, religião, sexo, etnia ou qualquer outra forma de cerceamento da liberdade de expressão.

  Adotamos para finalidades de apreciação e seleção dos artigos a ela submetidos o sistema blind peer-to-peer review, para assegurar credibilidade e isenção.

  A publicação e distribuição da revista ocorrerão por meio digital, através do World Wide Web, sem cobrança de nenhuma espécie aos seus leitores. Caso a Coordenação do Laboratório de Estudos da Violência e Segurança (LEVS) em conjunto com o Conselho Editorial da Revista LEVS acharem oportuno poderão usar outras formas de publicação e divulgação da revista com prévia autorização dos autores daquela edição.

  Todo artigo será submetido à aprovação do Conselho Editorial para avaliação da pertinência do tema à linha teórica da Revista LEVS. Em seguida, encaminhado ao parecerista ad hoc. Havendo recusa, um segundo parecerista ad hoc será consultado. Não havendo consenso entre ambos, caberá a decisão final ao Conselho Editorial.

  É livre a reprodução para fins não comerciais dede que o autor e a fonte sejam citados. As opiniões contantes nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não expressando necessariamente o pensamento dos membros do Conselho Editorial da Revista LEVS.

voltar ao topo


LEVS

Laboratório de Estudos sobre a Violência e Segurança da UNESP
www.levs.marilia.com.br
levs@marilia.unesp.br

Editora

Profª Drª Sueli Andruccioli Felix (UNESP/Marília)

 Conselho Editorial

Profº Drº Fernando Frei (UNESP/Assis)
Profª Drª  Maria Teresa Miceli Kerbauy (UNESP/Araraquara)
Profª Drª Leila Maria Ferreira Salles (UNESP/Rio Claro)
Profª Drª Concepción Fernandez Villanueva (Universidad Complutense de Madrid - Espanha)
Profº Drº Juan Carlos Revilla Castro (Universidad Complutense de Madrid - Espanha)
Profª Drª Joyce Mary Adam de Paula e Silva (UNESP/ Rio Claro)
 Profº Cel. Marco Antônio Alves Miguel (UNIVEM/Marília)
Profª Drª Noemia Ramos Vieira (UNESP/Marília)
Profª Ms. Maria João Leote de Carvalho (Universidade Nova de Lisboa - Portugal)
                                                                                                                     
Colaboradores

Profª Drª. Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira (UNESP/Araraquara)
Prof. Luiz Eduardo Pesce Arruda (PMESP e FGV/SP)

Revisão Eletrônica

Natália Carolina Narciso Redígolo

Webmaster

Luciana Baliego Ferraz de Andrade
Tatiane de Freitas Lopes Tripolone

Apoio Técnico

Natália Carolina Narciso Redígolo
Tatiane de Freitas Lopes Tripolone
Paulo Lúcio dos Santos

Editora

Instituto Guto

Endereço Levs

Avenida Hygino Muzzi Filho, 737
Campus Universitário
Marília-SP - CEP: 17525-900

voltar ao topo